Menu de acesso


A Internet e a Fraternidade Nº 3

        Em 1995 a Embratel trouxe a Internet comercial para o Brasil e em um mês recebeu 45.000 inscrições para atender acessos Internet ao Brasil inteiro. O Ministério das Comunicações não concordou devido, a pressões recebidas e, definiu que "Internet não é transmissão de dados", deixando esta empresa fora do negócio.

       A então Empresa Brasileira de Telecomunicações  poderia prover o backbone ou seja a rede básica unindo os estados brasileiros e o Brasil com o mundo, mas não poderia ser o provedor de acesso a clientes.

       Enquanto outras empresa provedoras de acesso estabeleciam-se a Embratel interligou 5.000 acessos discados, aproximadamente, até o prazo final estabelecido pelo Ministério no início de 1996.

      A Loja Fraternidade Nº 3 criou seu site em 30 de abril de 1996, em um provedor chamado Pool Internet, onde um dos seus diretores era nosso Irmão. O provedor estava fisicamente instalado ao lado esquerdo do nosso templo localizado na Rua Andrade Neves, sendo o primeira Loja Maçônica na Internet.



       Em Pelotas, a Universidade Católica de Pelotas criou um pólo incubador de empresas provedoras de acesso, contratando um link ligado direto ao backbone com 64 Kbytes com a Embratel local.



      Nesta empreitada 3 empresas compartilharam o acesso. Depois cada uma destas pioneiras foi contratando diretamente seu acesso próprio. Naquele momento contratar 64 Kbytes para acesso do provedor era uma conquista.

        As 3 primeiras empresas de Pelotas foram: A Pool Internet, a S.J. Informática e a Conesul.



        Em seguida integrou-se na Internet a C.T.M.R., empresa pelotense que teve como seu primeiro diretor o Venerável Mestre da Loja Rio Branco, Alexandre Gastaud.



       A Pool estava localizada ao lado do prédio da Loja Fraternidade Nº 3 e um dos seus diretores irmão nosso do Grande Oriente do Rio Grande do Sul ofertou-nos espaço para instalar uma página da Fraternidade. O PSI da Católica fez a primeira página a qual agradecemos até hoje. A página entrou no ar em 30 de abril de 1996. A página da Poolps, Pool Provedor Internet tinha a página inicial indicando a maçonaria. Em prancha enviada ao Grão-Mestre notificávamos a entrada no ar do site, no dia 2 de maio de 1996.



                O saudoso amigo do Rotary Pelotas, Walter Bazarov, militar e professor de português nos Estados Unidos da América do Norte, traduziu a página para o inglês. Em 1997 a Pool Internet foi absorvida pela Conesul e para lá migrou a página em 1º de outubro de 1997.



                    Em 18 de janeiro de 2000 a Loja Fraternidade Nº 3 registrou o seu atual domínio, fraternidade.org.br, domínio este de grande valor entre nós maçons, FRATERNIDADE e como org, organização não governamental e, por ser um domínio registrado no Brasil, br.